As leis de Maat, no Egito Antigo

domingo, 22 de agosto de 2010

 



Em egípcio, Maat quer dizer "verdade" e também é a Deusa egípcia da justiça, da verdade, da ordem, da harmonia, da estabilidade, da ética e do equilíbrio.

No Egito Antigo, a vida era regida por 42 Leis: as Leis de Maat. Essas Leis regiam todos os setores da vida das pessoas. Todos deveriam viver de acordo com Maat, que garantia a ordem de tudo o que existia. Estado, religião e sociedade eram governados pelas Leis.
Maat era tanto a justiça divina, responsável pela ordem na sociedade, quanto a ordem divina da natureza, que estabelecia como tudo no universo acontecia, desde o momento da criação.

Todos os Deuses do Egito, o Faraó, os camponeses, os aldeãos e a nobreza, viviam de acordo com a ordem estabelecida de Maat e as leis eram inquestionáveis.
Tudo o que era contrário às Leis de Maat estava fadado ao caos, morte, destruição, desordem, e não sobreviveria por muito tempo. Qualquer coisa que era contra às Leis de Maat, deveria ser punido, pois atingia a ordem estabelecida.
Só poderia viver feliz, em paz e próspero, quem seguia a ordem estabelecida por Maat.

Quando a pessoa morria, o seu coração era colocado na balança de Rá, o Deus Sol, e se ele pesasse mais do que a pluma/pena de Maat, ele não entrava no "paraíso".

2 comentários:

Luciana Onofre disse...

Contamos com todos aqueles que conversam e muito com os Oráculos, queremos saber agora... Quem fala com você?

http://delakasa.blogspot.com/2010/10/quem-fala-com-voce.html

Um abraço,

Luciana Onofre

Hera Inferni disse...

Eu falo bastante com o tarot...
Só não saberia explicar muito bem sobre ele, pois minha crença acerca dele, abrange tanto "crenças pagãs", como Jung.

Mas obrigada pelo convite. :)


Até mais.
Beijos.